Home | A Paróquia

Apontamentos históricos sobre a Paroquia Nossa Senhora Imaculada Conceição

A Paróquia Nossa Senhora Imaculada foi instituída em Aquidauana, aos 4 de abril de 1912, por Dom Cyrilo Paula de Freitas, Bispo Diocesano de Corumbá. O território da mesma foi desmembrado das paróquias de Miranda e Nioaqui. Por falta de sacerdote ficou em dependência da Paróquia de N.S.da Candelária de Corumbá. Os vigários ou os coadjutores dos mesmo visitavam-na de vez em quando, como faziam as paroquias de Miranda e Nioaqui, e como o fizeram mesmo antes de ser estabelecida como Paróquia. Diversos e diferentes Sacerdotes realizavam essas viagens apostólicas. Esta circunstancia e a ausência prolongada do Padre não favoreceu um desenvolvimento firme e harmonioso de uma comunidade cristã paroquial, cujas consequências nefastas se fizeram sentir por longo tempo.

No dia de Natal de 1919 raiou uma nova luz, também, para os paroquianos de Aquidauana. Neste dia, tão caro ao povo cristão, o Bico de Corumbá, daquele tempo, Dom José Maurício da Rocha, nomeou para ser Vigário Residente , o Pe.José Giardelli, salesiano, transferindo-se da matriz de Corumbá. A posse na Paróquia, do 1º vigário, dera-se em 1º de janeiro de 1920. Serviram de testemunhas: Cel.Manoel Antoniio de Barros, Cel.joao Gomes de Oliveira, cel.Joao de almeida castro, secretariou o ato: Sr.Jorge Bodstein Filho.

Enviar Notícia

» Agenda